Você alguma vez se pegou dizendo para alguém:"Não ligue, ele não sabia o que estava fazendo?" Se você passou por esta experiência, vivenciou o truísmo"enxergar além do compportamento'. Se você tem filhos, sabe muito bem a importância deste simples ato de perdão. Se baseássemos nosso amor no comportamento das crianças, seria muito difícil amá-las. Se o amor fosse baseado puramente no comportamento, nenhum de nós poderia ter sido amado, quando éramos adolescentes!
Não seria bom se pudéssemos tentar repassar esta mesma complacência amorosa a todos os que encontramos? Será que viveríamosnum mundo melhor se, quando alguém agisse de uma forma que não aprovássemos, pudéssemos enxergar suas ações sob o mesmo tipo de luz que aplicamos ao comportamento rebelde dos adolescentes?
Isso não quer dizer que devamos enfiar nossa cabeça na areia, fazer de conta que tudo está sempre ótimo, deixar que os outros nos pisem, ou que devamos encontrar desculpas ou aprovação para comportamentos negativos. A proposta é simplesmente procurar dar aos outros o beplácito da dúvida.
Entender que se o carteiro está andando devagar, é porque está tendo um dia ruim, ou talvez todos os seus dias sejam ruins. Quando o marido ou mulher ou amigo íntimo brigam com você, tente entender que, por trás deste ato isolado, seu ente amado realmente o ama, e quer se sentir amado por você. Procurar enxergar além do comportamento é muito mais fácil do que possa parecer. Experimente hoje, e você verá e sentirá resultados incríveis. (NÃO FAÇA TEMPESTADE EM COPO D`´AGUA... e tudo na vida são copos d`´agua.../RICHARD CARLSON,Ph.D.)
Na maioria das vezes queremos julgar os outros pelas nossas próprias atitudes. Atitudes que tomaríamos e que achamos que os outros irão agir da mesma forma, por isso temos o mau hábito de julgar .Temos que mudar isso. Nem todo o mundo age ou pensa como nós.Antes de julgarmos vamos pensar que quando estamos em determinadas situações, não temos muita consciência do que fazemos, principalmente se for uma situação de constrangimento, ou de coação, ou uma preocupação. Situação que nos tirem do prumo.
ResponderExcluir